Significados da Oratória – Liderança, Persuasão e Força
A Oratória possui variados significados, mas a nossa intenção neste vídeo é mostrar sua importância para a Liderança, Persuasão e Força. Para exemplificar estes significados da oratória iremos abordar pontos das trajetórias de Adolf Hitler e Martin Luther King Jr..
Todos sabemos que Hitler foi um ditador que realizou inúmeras atrocidades e não precisamos recordar aqui todo o mal que ele representou. Vamos apenas lembrar que ele era de origem humilde, não tinha os chamados padrinhos políticos, família tradicional ou com recursos financeiros. Pelo contrário, lutou como soldado na primeira guerra mundial. Logo após este período passou dificuldades financeiras e iniciou sua trajetória como membro de um pequeno partido político. Graças à sua extraordinária capacidade de comunicação e oratória, organizou o partido e subiu gradativamente até se tornar o líder máximo da Alemanha.
Adolf Hitler escreveu um livro enquanto estava preso e, logo no início, ele fala da importância da comunicação verbal. Segundo suas palavras “Sei muito bem que se conquistam adeptos menos pela palavra escrita do que pela palavra falada e que, neste mundo, as grandes causas devem seu desenvolvimento não aos grandes escritores, mas aos grandes oradores.”
Os estudiosos do período da segunda guerra mundial nos mostram que sua oratória, seu poder de convencimento foram primordiais para que ele alcançasse seus objetivos. Infelizmente aqui, o poder da oratória foi utilizado para objetivos que causaram grande mal às pessoas.
Por outro lado temos um fantástico exemplo da oratória utilizada para o bem. Se voltarmos também no tempo, poderemos verificar o poder transformador das palavras utilizadas por Martin Luther King Jr. a favor dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
Ele era um ministro religioso Batista e liderou um movimento que mobilizou todo o seu país. Numa época em que os negros não dispunham dos mesmos direitos dos brancos, ele levantou sua voz contra a desigualdade, com um discurso de não violência.
O auge de sua trajetória foi a chamada Marcha sobre Washington, onde reuniram-se mais de 250.000 pessoas. O Dr. King, como era chamado, convenceu com sua oratória, pessoas de todo o país a se posicionarem a favor de direitos iguais. É necessário lembrar aqui que tudo isto passou-se há mais de 50 anos, quando não havia o poder mobilizador das redes sociais ou a facilidade da comunicação que temos hoje.
Seu discurso, denominado “I Have a Dream”, ficou tão famoso que foram comemorados os cinquenta anos de sua realização com a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A comunicação e a oratória de Martin Luther King mudaram para sempre a história americana, pois a partir de então os negros passaram a ter os mesmos direitos dos brancos. Sabemos que o racismo não acabou, mas ali foi dada a largada para que leis semelhantes às americanas fossem estabelecidas em diversos países.
Martin Luther King Jr. é um extraordinário exemplo da oratória a serviço do bem da humanidade.
Se você tem alguma dúvida sobre oratória, deixe a sua mensagem, que ela poderá ser motivo de um de nossos próximos vídeos.
E, se você quer ver mais vídeos como este, com Dicas de Oratória, Medo de Falar em Público, Segredos da Linguagem Corporal, Apresentações e Comunicação eficiente, inscreva-se em nosso canal.
Álvaro Sad