Oratória Persuasiva – Não Tente Nada
O nosso tema de hoje é persuasão em oratória e é preciso dizer, inicialmente, que persuadir significa convencer alguém, a alguma coisa. Isso é muito importante em oratória e é sobre isso que nós vamos falar hoje.
Além de ser jornalista, eu atuei durante muitos anos e ainda atuo como apresentador, como locutor, cerimonialista e, com isso, participei de diversos eventos, em vários locais, em diversas empresas e entidades públicas e privadas. Tenho visto muitas pessoas usarem de forma errada a palavra, o verbo tentar.
1ª Dica
1 – Imagine que você está sentado em um auditório e o palestrante chega e inicia dizendo: “eu hoje vou tentar passar para vocês algo sobre …” e fala o tema sobre o qual ele vai expor. Isso passaria a você uma ideia de que essa pessoa conhece realmente o tema?
Na verdade, não. Evite falar a palavra, o verbo tentar. Afinal, se você disser que vai tentar passar alguma informação, isso pode passar uma forma de incerteza, uma insegurança de sua parte, já que você pode conseguir ou não. Afinal de contas, a própria definição da palavra tentar diz que você pode conseguir ou não, alguma coisa, quando você vai tentar.
Então, se você tem certeza daquilo que você vai dizer, diga para as pessoas: “eu vou passar informações, para vocês, a respeito de tal assunto” e diga isso com firmeza, passe segurança para as pessoas. Com isso, as suas chances de ter sucesso são muito maiores.
2ª Dica
2 – O segundo ponto a respeito da palavra tentar é quando o palestrante, é quando a pessoa que está fazendo o discurso, diz que vai tentar passar alguma coisa a respeito de determinado assunto, já que o assunto é muito vasto. Aí você se pegará perguntando: “mas se o assunto é tão vasto assim, será que essa pessoa, o palestrante, a pessoa que está discursando, não tem a capacidade de fazer um resumo, condensar tudo isso e nos passar somente as coisas mais importantes, nos passar somente os temas mais focados?
Isso vai fazer com que as pessoas tenham dúvidas sobre aquilo que você tem a dizer. Para conseguir convencer essas pessoas você terá muito mais dificuldades. Então, você pode até dizer que o assunto é vasto, mas que você realmente condensou o que há de mais importante, que você condensou o que há de mais interessante, que você vai trazer aquilo que é mais importante para aquelas pessoas, para que elas formem uma ideia a respeito de um tema que, realmente é muito vasto, mas que pode ser mostrado de uma forma que você demonstrará que tem capacidade.
3ª Dica
A terceira dica a respeito da palavra tentar, do verbo tentar, e que você não deve utilizar, diz respeito a falar sobre a complexidade do assunto e que você vai tentar fazer com que as pessoas entendam algo sobre isso.
Não use isso de forma alguma. Vai parecer que você está menosprezando o seu público. Vai parecer que o seu público não tem condições, não tem capacidade de entender tudo aquilo que você, palestrante, sabe falar, sabe fazer, ou tudo aquilo que você compreende sobre este assunto. Isso é uma forma de desmerecer o seu público, portanto, jamais use essa forma.
Diga que o tema é complexo, mas que você vai colocar fatos, você vai mostrar aspectos, você vai mostrar detalhes, que vão facilitar a compreensão. Você vai mostrar aspectos que vão fazer com que as pessoas formem uma ideia a respeito do seu tema e isso vai fazer com que você tenha sucesso.
Persuasão
Persuadir, muitas vezes, é muito simples, é muito fácil, basta que você preste atenção em cada detalhe e consiga realmente convencer as pessoas acerca daquilo que você está falando.
Não se esqueça, se você tem alguma dúvida sobre oratória ou sobre comunicação, coloque aqui nos nossos comentários, que a sua dúvida, o seu comentário, poderão ser motivo de um de nossos próximos vídeos.
1 Comentário