Erros de Oratória de um Presidente dos Estados Unidos #5
O presidente dos Estados Unidos John Kennedy é sempre citado entre os 10 maiores oradores da História daquele país. Em sua juventude, porém, ele era criticado por seus erros de oratória.
Kennedy começou ainda jovem sua carreira política e, segundo Brian Leggett, ele não tinha muito carisma no início de sua jornada e não era um orador muito confiante.
Ainda de acordo com Leggett, para melhorar seus erros de oratória ele passou a praticar diariamente. Começou a ensaiar seus discursos com suas irmãs, e sentar-se com seu pai até tarde da noite, quando avaliavam o desempenho do seu dia.
De acordo com Robert Dallek, seu pai foi muito importante e positivo sobre as apresentações públicas dele como orador. Ao mesmo tempo, que lhe dava retorno de suas deficiências, o incentivava, relatando seus acertos.
A estratégia funcionou tão bem que, como presidente, John Fitzgerald Kennedy, teve dois de seus discursos transformados em parte da história dos Estados Unidos.
O discurso de posse para a presidência é celebrado como uma das mais belas peças de oratória da história americana. Ali ficou imortalizada uma frase repetida de geração em geração:
“Não pergunte o que seu país pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por seu país.”
Outro famoso discurso foi proferido na Alemanha, a respeito da divisão do país após a segunda guerra e também sobre o Muro de Berlim.
Kennedy nos dá um belo exemplo de que é possível a qualquer pessoa, atingir níveis satisfatórios em oratória, mesmo que não tenha nascido com um dom especial para falar em público.
Motivação e determinação formam uma combinação que deu certo para ele e está ao alcance de qualquer um que se dedique realmente a aprimorar sua habilidade de falar em público.
Não importa se você já cometeu ou se ainda comete erros de oratória. Lembre-se de aprender técnicas, estudar os exemplos de grandes oradores e aperfeiçoar sua capacidade de convencer as pessoas.
Oratória pode e deve ser aprendida, basta que você queira. Fica a dica!
Se você tem alguma dúvida sobre oratória, deixe a sua mensagem nos comentários, que ela poderá ser motivo de um de nossos próximos vídeos.
E, se você quer ver mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal.
Álvaro Sad