Erros de Linguagem Corporal de Donald Trump #4
O bilionário Donald Trump, ficou mais conhecido por suas posições radicais durante a campanha presidencial dos Estados Unidos. Várias declarações suas causaram espanto, chocaram e até causaram reações em parcelas da população americana.
Deixando de lado suas opiniões, vamos nos concentrar na Linguagem Corporal do candidato. A imprensa americana e também de outros países têm demonstrado que ele não se preocupa muito quando a questão o incomoda ou o contradiz. Durante diversas apresentações de campanha ele demonstra irritação ou desgosto, quando o correto seria mostrar uma aparência tranquila ou, até mesmo sorridente, diante de fatos que o aborrecem. Alguns órgãos de imprensa chegam a dizer que, suas caras e bocas, seriam uma estratégia.
Após o primeiro debate, o apresentador Stephen Colbert, do programa da rede CBS, The Late Show, fez piada de suas repetidas fungadas.
Já o renomado jornal inglês, The Telegraph, publicou uma dura crítica relativa ao segundo debate presidencial afirmando:
Donald Trump ridicularizado por sua linguagem corporal durante o segundo debate presidencial.
A seguir o jornal apresenta uma imagem de Trump enquanto Hilary Clinton responde a uma pergunta. Ele apresenta uma expressão de profunda irritação e isto contradiz todas as regras de Linguagem Corporal para um momento como aquele. Está encostado displicentemente em uma cadeira, com um dos pés apoiado somente na ponta do sapato.
A foto traz a seguinte descrição: Donald Trump parece não saber o que fazer com seu corpo quando não está respondendo perguntas.
Ainda sobre o mesmo tema, a publicação traz uma foto de Trump, assentado enquanto aguarda sua vez de falar. Ele está com os ombros caídos, olhando para baixo, como se estivesse desolado.
Isto não combina com a imagem de destemido que ele sempre passou. Alguém que não abaixa a cabeça para ninguém, muito menos para sua oponente, que ele faz questão de enfrentar duramente.
Especialistas em comunicação não verbal da imprensa americana, são unânimes em afirmar que ele, definitivamente, não se preocupa com o que pode ser lido nas entrelinhas.
Entretanto, alguns experts analisam seus movimentos gestuais e dizem que ele utiliza positivamente as suas mãos, passando confiança e explicações, muitas vezes, convincentes.
Se você tem alguma dúvida sobre Linguagem Corporal, deixe a sua mensagem nos comentários, que ela poderá ser motivo de um de nossos próximos vídeos.
E, se você quer ver mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal.
Álvaro Sad