Erro de Oratória na Abertura da Olimpíada
A abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi elogiada por sua beleza e criatividade. Um erro de oratória, porém fez com que houvesse um toque de humor à mensagem do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.
Erro de Oratória de Nuzman
Carlos Arthur Nuzman tem um currículo invejável. Ele é advogado, ex-jogador de vôlei e presidiu a Confederação Brasileira de Voleibol.
É uma pessoa de grande cultura e muito respeitado, mas todos estes atributos não o pouparam de críticas por seu discurso na abertura das Olimpíadas Rio 2016.
O discurso do presidente do Comitê Brasileiro ia muito bem, com citações em português e em inglês. Já no fim de sua participação, Nuzman decidiu homenagear o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
Neste momento, ele agradeceu pelo presidente ter “believed in sex”, cuja tradução em português é ter “acreditado no sexo”.
Na realidade, Nuzman queria dizer que Thomas Bach sempre acreditou no sucesso da Rio 2016, que em inglês seria “believed in success” e não “believed in sex”, como ele pronunciou.
Erro de Oratória nas Redes Sociais
Nas redes sociais o resultado foi imediato e vários órgãos de comunicação noticiaram a gafe. Afinal, um erro de oratória como este chamou a atenção não somente de brasileiros, mas de pessoas que assistiam à abertura em vários países.
É claro que num momento de tanta emoção e apreensão, pode acontecer qualquer coisa, mas o caso fez com que este pequeno erro tomasse grande proporção.
De qualquer maneira ele fez um belo discurso e muitos talvez nem tenham notado o pequeno deslize.
Álvaro Sad