Dicas de Oratória – Você fala fácil ou difícil?
Muitas pessoas consideram que falar bem é falar difícil. Isto é um grande engano. Uma das maiores verdades da comunicação nos diz que: “Não importa o que você fala, mas como você fala.”
Sabemos que, quando nos dirigimos a pessoas de um setor de atividades, podemos falar termos técnicos ou palavras conhecidas naquele ramo específico.
Por outro lado, é necessário ter em mente que, se a sua comunicação, naquele momento, atinge pessoas variadas, você deve usar palavras de fácil entendimento.
Vamos tomar, apenas como exemplo, a transmissão ao vivo do julgamento presidencial na Câmara dos Deputados. Sabia-se que o país inteiro estava acompanhando e havia pessoas dos mais diversos níveis de escolaridade e compreensão.
Sem conotação política ou pessoal, vemos que, um dos deputados, ao discursar, usou termos que a maioria desconhece.
Ressalto que outros deputados poderiam entender as palavras faladas por ele, mas a maioria da população não sabe o significado de várias expressões utilizadas. Para muitos, não significou nada ouvir aquelas frases.
Lembre-se de conhecer bem o seu público e falar de acordo com a forma de mais fácil entendimento. Usar expressões bonitas ou difíceis de nada adianta. Lembramos uma vez mais o ditado: “Não importa o que você fala, mas como você fala.”
Se você conhece algum fato que comprove o que dissemos, deixe sua mensagem nos comentários e conte-nos sua opinião.
Se você tem alguma dúvida sobre oratória, deixe a sua mensagem, que ela poderá ser motivo de um de nossos próximos vídeos.
E, se você quer ver mais vídeos como este, com Dicas de Oratória, Medo de Falar em Público, Segredos da Linguagem Corporal, Apresentações e Comunicação eficiente, inscreva-se em nosso canal.
Álvaro Sad
2 Comentários