Dicas de Oratória – Você fala fácil ou difícil?

Muitas pessoas consideram que falar bem é falar difícil. Isto é um grande engano. Uma das maiores verdades da comunicação nos diz que: “Não importa o que você fala, mas como você fala.”

Sabemos que, quando nos dirigimos a pessoas de um setor de atividades, podemos falar termos técnicos ou palavras conhecidas naquele ramo específico.

 

 

 

Por outro lado, é necessário ter em mente que, se a sua comunicação, naquele momento, atinge pessoas variadas, você deve usar palavras de fácil entendimento.

Vamos tomar, apenas como exemplo, a transmissão ao vivo do julgamento presidencial na Câmara dos Deputados. Sabia-se que o país inteiro estava acompanhando e havia pessoas dos mais diversos níveis de escolaridade e compreensão.

Sem conotação política ou pessoal, vemos que, um dos deputados, ao discursar, usou termos que a maioria desconhece.

Ressalto que outros deputados poderiam entender as palavras faladas por ele, mas a maioria da população não sabe o significado de várias expressões utilizadas. Para muitos, não significou nada ouvir aquelas frases.

Lembre-se de conhecer bem o seu público e falar de acordo com a forma de mais fácil entendimento. Usar expressões bonitas ou difíceis de nada adianta. Lembramos uma vez mais o ditado: “Não importa o que você fala, mas como você fala.”

Se você conhece algum fato que comprove o que dissemos, deixe sua mensagem nos comentários e conte-nos sua opinião.

Se você tem alguma dúvida sobre oratória, deixe a sua mensagem, que ela poderá ser motivo de um de nossos próximos vídeos.

E, se você quer ver mais vídeos como este, com Dicas de Oratória, Medo de Falar em Público, Segredos da Linguagem Corporal, Apresentações e Comunicação eficiente, inscreva-se em nosso canal.

 

Álvaro Sad

 

Livro Grátis

 Como Perder o Medo de Falar em Público com a Linguagem Corporal

Álvaro Sad

Álvaro Sad é jornalista e possui vasta experiência na área de comunicação. Atua como locutor profissional há mais de 40 anos, passando por emissoras de Rádio AM, FM e TV. Atuou em Prefeituras, como Secretário de Comunicação, por 4 vezes, e também como Assessor de Gestão de Pessoas e cerimonialista. Atuou ainda como Assessor Parlamentar de Comunicação, lotado na Câmara dos Deputados. Como professor na área de comunicação, ministrou e ministra cursos de Oratória e outros, em Universidades e Faculdades. Atuou e atua como consultor e professor de treinamentos empresariais em entidades públicas e privadas, empresas estatais e de economia mista assim como também em empresas privadas.

Website: http://www.academiadosucessobr.com.br

2 Comentários

  1. Denivaldo Damasceno Machado

    Boa tarde, prof.Álvaro. Quero saber como fazer para perder o medo de olhar para o público no momento em que se está falando para este.

    Um abraço e até a próxima

    • Olá Denivaldo,

      o medo de olhar para as pessoas pode se prender a diversos aspectos. Um deles é o de não conhecer a fundo o assunto a ser tratado. Desta forma, conheça o máximo que puder sobre seu tema.

      Caso o assunto seja conhecido, a primeira dica é procurar na plateia, pessoas que são mais assertivas e que nos olham com mais simpatia e até, alguns sorrisos. Olhar essas pessoas nos dá mais confiança.

      A seguir, pode-se, aos poucos, voltar o olhar para as demais.

      No passado os oradores falavam PARA as pessoas. Hoje, deve-se falar COM as pessoas, portanto olhar para todos os pontos da plateia e fixar-se durante alguns segundos em cada local, traz proximidade e atrai a simpatia.

      No nosso livro grátis, Como Perder o Medo de Falar em Público com a Linguagem Corporal você encontrará valiosas dicas para realmente VENCER o medo.

      Vale destacar que, no livro, há a citação do Campeão Mundial de Oratória, que venceu mais de 30 mil concorrentes, explicando uma das técnicas que ele utiliza.

      Vou aproveitar a sua contribuição e fazer um vídeo com este tema, em breve.

      Obrigado por participar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *