Dicas de Oratória da presidente Dilma

A presidente Dilma foi, muitas vezes, criticada por suas mensagens em público, mas seu depoimento no Senado deu-nos valiosas dicas de oratória.

Com toda a independência em relação a posicionamento político, é preciso destacar que, em determinado momento de sua fala, Dilma usou uma ferramenta muito vantajosa para tentar convencer os senadores.

 

 

 

Tabelas e gráficos

Se ela somente falasse sobre os valores, sem visualizá-los, talvez eles passassem despercebidos.

A utilização de gráficos ou tabelas, por parte da presidente, foi destaque na imprensa, exatamente pela sua pedagogia. Ao nos mostrar uma representação gráfica, independente de ser correta ou não, ele deu credibilidade aos dados.

Sabemos que o simples fato de apresentar uma figura, no lugar de um texto ou palavras aumenta significativamente sua memorização.

Lembremos sempre que podemos utilizar este exemplo a nosso favor, incorporando dados demonstrados, ao mesmo tempo em que falamos deles.

A presidente Dilma já errou publicamente em suas mensagens, mas quando ela acertou, ganhou destaque. Fica a dica!

 

Álvaro Sad

 

 

Livro Grátis

 Como Perder o Medo de Falar em Público com a Linguagem Corporal

Álvaro Sad

Álvaro Sad é jornalista e possui vasta experiência na área de comunicação. Atua como locutor profissional há mais de 40 anos, passando por emissoras de Rádio AM, FM e TV. Atuou em Prefeituras, como Secretário de Comunicação, por 4 vezes, e também como Assessor de Gestão de Pessoas e cerimonialista. Atuou ainda como Assessor Parlamentar de Comunicação, lotado na Câmara dos Deputados. Como professor na área de comunicação, ministrou e ministra cursos de Oratória e outros, em Universidades e Faculdades. Atuou e atua como consultor e professor de treinamentos empresariais em entidades públicas e privadas, empresas estatais e de economia mista assim como também em empresas privadas.

Website: http://www.academiadosucessobr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *